Economia Governo estuda reduzir alíquota de IR de empresa para 10% já em 2022

Governo estuda reduzir alíquota de IR de empresa para 10% já em 2022

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Guedes. Redução em 5 pontos percentuais supera o previsto em projeto de reforma

  • Economia | Do R7, com informações da Reuters

O ministro da Economia, Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes

Adriano Machado/Reuters - 25.06.2021

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (29) que o governo cogita alterar sua proposta de redução da alíquota do imposto de renda de empresas, o IRPJ, para promover um corte de 5 pontos percentuais já em 2022. 

Pela proposta original de reforma tributária apresentada pelo governo na semana passada, a alíquota do IRPJ, que hoje é de 15%, cairia em 2,5 pontos em 2022, para 12,5%, e em mais 2,5 pontos no ano seguinte, para 10%. Agora, o govenro estuda a possibilidade de aplicar o corte de forma única.

"Estamos estudando se ao invés de 2,5 em um ano e 2,5 no outro de queda no IRPJ, nós podemos baixar 5% já, imediatamente, no ano que vem", disse Paulo Guedes em entrevista à imprensa após a Receita Federal divulgar uma arrecadação recorde para maio.

"Estamos fazendo os cálculos para baixar os 5 [pontos], exatamente para que esse aumento de arrecadação forte que esta vindo aí desonere mais as empresas."

A possibilidade seria o aumento da arrecadação do governo com impostos e contribuições federais. A quantia aferida em maio chegou a R$ 142,1 bilhões, o maior valor para o mês na série histórica da Receita Federal, iniciada em 1995. O resultado representa um aumento real (descontada a inflação) de 69,88% na comparação com o mesmo mês de 2020.

"A arrecadação confirma o momento extraordinariamente favorável da economia brasileira", afirmou o ministro Paulo Guedes.

Últimas