Governo Trump vai tirar tarifas sobre o café, e Brasil pode ser beneficiado
Representante de exportadores do grão comenta a expectativa para reduzir e até zerar as taxas impostas ao produto brasileiro
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende reduzir algumas tarifas aplicadas às importações de café. Os cortes serão “cirúrgicos” e devem aumentar a entrada do produto no país, além de diminuir o preço para os norte-americanos. No entanto, Trump não especificou quais países serão contemplados nem quando a medida entrará em vigor.
Ao Conexão Record News de quarta-feira (12), Márcio Ferreira, presidente do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), aponta que há sinais positivos nas negociações com os americanos, com participação ativa de grandes torradores norte-americanos junto ao governo Trump para reduzir as tarifas. “Há uma sensibilização por parte do governo americano de que precisa baixar as tarifas”, revela.
Ele explica que o café brasileiro está classificado na seção três da ordem executiva, mas pode avançar para a seção dois, que prevê tarifa zero. “Não há porque não trabalhar com a ideia de que nós também possamos zerar”, afirma, ressaltando que isso beneficiaria produtores, consumidores e a indústria, equilibrando preços no mercado internacional.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
