Greve dos bancários entra no 2º dia nesta sexta no Rio
Segundo o sindicato, o total de agências que aderiram à greve é maior do que em 2012
Economia|Do R7
A greve dos bancários entra no segundo dia nesta sexta (20) no Rio de Janeiro. Segundo o sindicato, no centro da capital, 180 agências não abriram na quinta (19). Em todo o município, cerca de 300 agências permaneceram ontem fechadas.
Até as 10h40, o sindicato não havia informado o total de agências que permanecem paralisadas nesta sexta. Entretanto, o presidente do sindicato, Almir Aguiar, estima que a adesão seja ainda maior nesta sexta.
— Os bancários estão insatisfeitos com a intransigência dos bancos, por isto mesmo, a greve deverá crescer a cada dia, repetindo o que vem acontecendo todos os anos.
O vice-presidente da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), Carlos de Souza, afirma que a greve continuará até que a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) entre num acordo aceitável pelos bancários.
A categoria rejeitou proposta de reajuste de 6,1% da Fenaban. Os bancários reivindicam reajuste de 11,93% (5% de aumento real, além da inflação). Eles protestam também pelo fim de demissões, rotatividade e terceirizações e por mais contratações para melhorar as condições de trabalho e o atendimento aos clientes.
Na assembleia realizada na quinta, no auditório do sindicato, os bancários decidiram fazer uma caminhada por melhor reajuste salarial e pelo arquivamento do projeto de lei 4330. A manifestação sairá da Candelária até a Cinelândia. A concentração está marcada para as 18h.