Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibovespa fecha em queda com exterior e acima de 99 mil pontos

Declarações do ministro da Economia de que, eventualmente, pode desistir da ideia de criar um novo imposto com base digital são fator de melhora

Economia|

Declaração do ministro da Economia contribui para melhora
Declaração do ministro da Economia contribui para melhora Declaração do ministro da Economia contribui para melhora

O Ibovespa fechou em leve queda nesta quinta-feira (15), com a alta das ações da JBS e das siderúrgicas CSN e Usiminas ajudando a atenuar o viés negativo do exterior, em meio a receios sobre a recuperação econômica.

Referência do mercado acionário brasileiro, o índice teve variação negativa de 0,28%, a 99.054,06 pontos. Na mínima, chegou a 97.778,26 pontos. Na máxima, subiu a 99.485,50 pontos.

O volume financeiro da sessão somou R$ 23,6 bilhões. Wall Street também se afastou das mínimas da sessão, com o S&P 500 fechando em baixa de 0,15%.

Um aumento não esperado nos pedidos semanais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos reforçou preocupações sobre a retomada daquela economia, em um contexto de menor esperança de estímulos fiscais no curto prazo.

Publicidade

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que está disposto a aumentar o pacote de ajuda para chegar a um acordo com democratas, mas a ideia foi rejeitada pelo seu colega republicano, o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell.

Além do quadro incerto sobre novos estímulos nos EUA, o analista de renda variável da Clear Corretora Rafael Ribeiro também destacou as restrições impostas por governos europeus para conter o avanço de casos de coronavírus.

Publicidade

Segundo ele, esse componente de risco estava fora do radar do mercado “e sem dúvida gera incertezas pois pode travar a recuperação econômica recém iniciada”.

No Brasil, o IBC-Br mostrou crescimento da atividade econômica em agosto pelo quarto mês seguido na comparação mensal, mas desacelerou em relação a julho e ficou aquém das expectativas.

Publicidade

Para o estrategista-chefe do banco digital modal mais, Felipe Sichel, as perspectivas do IBC-Br para setembro são positivas, mas ele ressaltou a existência de riscos do cenário em torno da redução do auxílio emergencial e da questão fiscal.

Profissionais da área de renda variável também citaram como fator para a melhora da bolsa declarações do ministro da Economia de que, eventualmente, pode desistir da ideia de criar um novo imposto com base digital.

Destaques

- JBS ON subiu 4,28%, após acordo de sua controladora com a justiça norte-americana, que ajuda a abrir caminho para os planos da JBS de abrir capital de suas operações internacionais nos EUA.

- CSN ON avançou 5,71%, antes do balanço previsto para após o fechamento do mercado. USIMINAS PNA fechou com elevação de 6,06%. De acordo com analistas do BTG Pactual as duas companhias estão anunciando outro aumento de preços de aços planos a distribuidores para novembro.

- VALE ON perdeu 0,84%, destoando do setor de mineração e siderurgia, contaminada pelo viés mais negativo nos mercados globais.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON ambas recuaram 1,1%, em sessão de fraqueza do petróleo no exterior, onde o Brent encerrou em baixa de 0,37%. A companhia também anunciou corte no preço da gasolina.

- ITAÚ UNIBANCO PN caiu 0,89% e BRADESCO PN cedeu 0,67%. BANCO DO BRASIL descolou dos bancos do índice e subiu 0,68%.

- PETRORIO ON fechou em baixa de 5,6%, em meio a ajustes, após disparar 8% na véspera.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.