Imposto de Renda: posso deduzir despesas com pós-graduação?
Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2018 termina no dia 30 de abril. Quem não entregar documento está sujeito a multa
Economia|Giuliana Saringer, do R7
Os contribuintes que têm gastos com pós-graduação própria ou de dependentes podem deduzir os gastos no Imposto de Renda 2018.
Segundo a Receita Federal, o pagamento de despesas com educação infantil, fundamental, médio, superior e profissional são dedutíveis.
"São dedutíveis os pagamentos de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes relacionados na declaração, inclusive de alimentandos, em razão de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou por escritura pública, efetuados a estabelecimentos de ensino, relativamente:
1. à educação infantil, compreendendo as creches e as pré-escolas;
2. ao ensino fundamental;
3. ao ensino médio;
4. à educação superior, compreendendo os cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado, doutorado
e especialização);
5. à educação profissional, compreendendo o ensino técnico e o tecnológico."
A Receita complementa que as despesas com materiais de ensino não são dedutíveis.
— O valor relativo à aquisição dessas publicações [enciclopédias, livros, publicações e materiais técnicos] não pode ser deduzido na Declaração de Ajuste Anual.
O prazo para entregar a declaração termina no dia 30 de abril deste ano. Os contribuintes que não entregarem o documento à Receita Federal estão sujeitos à multa que tem valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de até 20% do imposto devido.