Imposto de Renda 2022

Imposto de Renda Tira-dúvidas IR: saiba como declarar pagamentos a dentistas e profissionais de saúde

Tira-dúvidas IR: saiba como declarar pagamentos a dentistas e profissionais de saúde

Leitores podem enviar perguntas por email ou pelas redes sociais do R7 que elas serão respondidas em parceria com o CRCSP

Pagamentos a dentistas e profissionais de saúde podem ser declarados no IR

Pagamentos a dentistas e profissionais de saúde podem ser declarados no IR

Freepik

O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde a dúvidas dos leitores sobre o IR 2022. Para participar, basta enviar a pergunta por email — economia-R7@sp.r7.com — ou redes sociais do R7 — Facebook ou Instagram. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 29 de abril.

Pergunta: O campo pagamento a dentistas, psicólogos, não aceita CNPJ, sendo que a maioria desses profissionais agora é MEI. Como proceder? (Alice Tomioka)

Resposta: As notas fiscais emitidas por clínicas odontológicas, clínicas médicas, clínicas de psicologia etc. devem ser lançadas na ficha de pagamentos efetuados, na opção 21.

Se for nota fiscal emitida por CNPJ, lance na opção 21. Já se o emitente for CPF, o correto será lançar na opção específica para cada profissional. Por exemplo, se os profissionais estiverem estabelecidos no Brasil: 09 – fonoaudiólogos; 10 – médicos; 11 – dentistas; 12 – psicólogos...

A imagem foi removida

Últimas