Inadimplentes demoram, em média, 14 meses para limpar nome
Diminuição da renda e a perda do controle de gastos são os principais fatores que levaram os brasileiros a não conseguir pagar as dívidas
Economia|Giuliana Saringer, do R7
Os brasileiros têm dificuldade para limpar o nome e quitar as dívidas, segundo pesquisa divulgada na manhã desta segunda-feira (25) pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Os dados apontam que os inadimplentes levam, em média, 14 meses para conseguir limpar o nome.
A diminuição da renda e a perda do controle de gastos são os principais fatores que influenciam nesta situação. Os maiores obstáculos para pagar a dívida são não obter um bom desconto (27%), não conseguir negociar prazos e formas de pagamentos (24%), enquanto 19% disseram não ter conseguido renda extra para quitar os compromissos em atraso.
Entre os motivos que impossibilitaram o pagamento dessas contas estão a redução da renda (42%), a perda de controle dos gastos (38%) e o surgimento de imprevistos (36%).
O cartão de crédito foi o principal meio usado na aquisição das dívidas (33%), seguido do crediário (17%), gastos com telefone fixo ou celular (16%) e empréstimos (12%).
Metodologia da pesquisa
Foram entrevistados 537 consumidores que estiveram com o nome sujo e quitaram suas dívidas nos 12 meses anteriores à pesquisa, nas 27 capitais, acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais. A margem de erro é de no máximo 4,2 pontos percentuais para uma confiança de 95%.