Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indicador antecedente de emprego atinge maior nível em nove meses

Resultado positivo sinaliza para a continuidade de recuperação do mercado de trabalho nacional, mostra FGV

Economia|Do R7

Indicador Antecedente de Emprego salta aos 82,3 pontos
Indicador Antecedente de Emprego salta aos 82,3 pontos Indicador Antecedente de Emprego salta aos 82,3 pontos

O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego), índice utilizado para antecipar os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 1,2 ponto em agosto, para 82,3 pontos, o maior nível desde novembro do ano passado (83 pontos).

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (6) pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e mostram também um avanço de 0,5 ponto do IAEmp no trimestre compreendido entre os meses de junho e agosto, para 81,8 pontos.

Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), avalia que o resultado reverte a queda registrada no mês de julho e sinaliza para a continuidade de recuperação do mercado de trabalho. Ele afirma que ainda é preciso cautela pelo patamar baixo que o indicador se encontra, mas a sinalização para os próximos meses é positiva.

"O ritmo de recuperação nessa reta final de 2022 depende do desempenho da economia. Como há uma expectativa de desaceleração econômica, o mercado de trabalho tende a seguir a mesma trajetória", diz o pesquisador.

Publicidade

A alta do IAEmp em agosto foi acompanhada por quatro dos sete componentes, com destaques para os indicadores de Tendência dos Negócios e de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que contribuíram positivamente com 0,9 e 0,3 ponto, e do indicador de Emprego Previsto de Serviços, que contribuiu com 0,3 ponto. 

Do lado negativo, o principal destaque ficou com o indicador de Emprego Previsto da Indústria, que variou -0,3 ponto na passagem entre os meses de julho e agosto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.