Economia Indicador antecedente de emprego atinge maior nível em um ano

Indicador antecedente de emprego atinge maior nível em um ano

Resultado positivo mostra manutenção do cenário positivo para o mercado de trabalho com distanciamento da pandemia do radar dos empresários, avalia FGV

Indicador Antecedente de Emprego alcança os 83,8 pontos

Indicador Antecedente de Emprego alcança os 83,8 pontos

Edu Garcia/R7 - 23.02.2022

O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego), índice utilizado para antecipar os rumos do mercado de trabalho no Brasil, avançou 1,5 ponto em setembro, para 83,8 pontos. Trata-se do nível mais alto desde outubro do ano passado (87,1 pontos), mostram dados revelados nesta quarta-feira (5) pela FGV (Fundação Getelio Vargas).

Para Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), o atual patamar do indicador ainda exige cautela, mas sua trajetória favorável nesse trimestre indica um cenário positivo para o mercado de trabalho.

"Com a pandemia cada vez mais distante do radar, a economia vai ditar o ritmo do mercado de trabalho. No curto prazo, ainda é possível novos resultados positivos, mas a virada para 2023 tende a trazer novas oscilações junto da desaceleração da atividade econômica", avalia ele.

Em setembro, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram para o resultado positivo do indicador, com destaques para os indicadores de Tendência dos Negócios e de Situação Atual dos Negócios da Indústria e do indicador de Emprego Previsto de Serviços.

Últimas