Logo R7.com
RecordPlus

Indicadores da FGV mostram melhora do mercado de trabalho em janeiro

Previsão de emprego tem melhor patamar desde janeiro do ano passado

Economia|Da Agência Brasil

  • Google News
Aumentou a intenção de contratação na indústria para os próximos três meses, segundo levantamento da FGV
Aumentou a intenção de contratação na indústria para os próximos três meses, segundo levantamento da FGV

Dois indicadores da FGV (Fundação Getulio Vargas) apontam tendência de melhora da situação do mercado de trabalho. O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego), que busca avaliar o comportamento do mercado de trabalho para os próximos meses com base em entrevistas com consumidores e empresários da indústria e dos serviços, teve alta de 5,4%, ao atingir 73,8 pontos em janeiro deste ano – maior patamar desde janeiro de 2015 (74,2 pontos), numa escala de 0 a 200 pontos.

O crescimento foi influenciado principalmente pelo aumento da satisfação dos empresários de serviços sobre a situação corrente de seus negócios (12,8%) e pela maior intenção de contratação da indústria para os próximos três meses (7%).


O outro índice da FGV, o ICD (Indicador Coincidente de Desemprego), calculado com base na opinião dos consumidores sobre o mercado de trabalho atual, melhorou 2,7%, alcançando 97,3 pontos.

Apesar disso, segundo a FGV, o indicador ainda mostra um grande pessimismo com a situação atual do mercado de trabalho.


Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser


De acordo com a FGV, o IAEmp é construído com base nos números extraídos das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, tendo capacidade de antecipar os rumos do mercado de trabalho no país.

O ICD é construído a partir de dados desagregados, em quatro classes de renda familiar, do quesito da Sondagem do Consumidor que capta a percepção do entrevistado a respeito da situação presente do mercado de trabalho.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.