Logo R7.com
RecordPlus

Índice europeu de ações se recupera e fecha em alta, puxado por setor bancário

Economia|Do R7

  • Google News

Por Atul Prakash

LONDRES (Reuters) - O principal índice europeu de ações fechou em alta nesta sexta-feira, com os novos estímulos do Banco Central Europeu (BCE) dando suporte a bancos em países da periferia da zona do euro e com a recuperação dos preços de metais e do petróleo impulsionando papéis relacionados a commodities.


O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 2,72 por cento, aos 1.347 pontos, após cair 1,8 por cento na véspera.

O setor bancário subiu 4,9 por cento e marcou o melhor desempenho setorial nesta sexta-feira. Na quinta-feira, o índice teve uma sessão volátil após o BCE cortar suas taxas de juros e informar que começará a comprar títulos corporativos e até mesmo a pagar bancos que emprestem para empresas, em uma tentativa de impulsionar o crescimento.


As ações dos espanhóis Banco Popular e Bankia , e dos italianos UniCredit e Intesa Sanpaolo subiram entre 7,5 por cento e 12,8 por cento.

Ações ligadas a commodities avançaram, puxadas pela alta dos preços de metais e do petróleo. O índice de petróleo e gás avançou 2,6 por cento, enquanto os preços do petróleo subiam mais de 2 por cento.


O setor de mineração ganhou 2,7 por cento em meio ao avanço nos preços de grandes metais industriais. Ações de Glencore , Anglo American e Rio Tinto subiram mais de 2 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,71 por cento, a 6.139 pontos.


Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 3,51 por cento, a 9.831 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 3,27 por cento, a 4.492 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 4,80 por cento, a 18.987 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 3,69 por cento, a 9.090 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 2,49 por cento, a 5.003 pontos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.