Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índice que corrige valor do aluguel recua em janeiro de 2018

Dados divulgados pela FGV nesta terça-feira (30) mostram que o IGP-M perdeu a força comparada ao mês anterior

Economia|Juliana Moraes, do R7

Índice que corrige aluguel recuou em janeiro
Índice que corrige aluguel recuou em janeiro Índice que corrige aluguel recuou em janeiro

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), usado para corrigir contratos de aluguel de imóveis, fechou o mês de janeiro de 2018 com alta de 0,76%, de acordo com dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta terça-feira (30).

Em dezembro do ano passado, o índice variou 0,89%. O cálculo do IGP-M tem base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. Em janeiro de 2017, a variação foi de 0,64%. Nos últimos 12 meses, o IGP-M registrou deflação acumulada de 0,41%.

A queda do IGP-M não foi maior, pois os três indicadores que compõem o IGP-M registratam alta. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) aumentou de 0,30% para 0,56%. O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) foi de 0,14% para 0,28%. O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) saiu de 1,24% para 0,91%. 

O IPA é responsável por 60% da composição do índice que corrige valor do aluguel e, por isso, influenciou a variação do mês de janeiro.

O índice relativo aos Bens Finais cresceu de 0,48% em dezembro para 0,64% em janeiro. O subgrupo dos alimentos in natura contribuíram para a aceleração. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.