Inflação na 'porta da fábrica' desacelera ao subir 0,56% em fevereiro, mostra IBGE
Alta em ritmo menor do indicador que mede preços ao produtor foi atribuída à desvalorização do dólar ante o real
Economia|Do R7

O IPP (Índice de Preços ao Produtor) subiu 0,56% em fevereiro, na comparação com janeiro, com salto de 8,34% dos preços da indústria extrativa, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a variação, o indicador que mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, acumula alta de 20,05% nos últimos 12 meses.
Entre as 24 atividades pesquisadas, 15 apresentaram alta em março. Os quatro setores com maiores variações, em termos absolutos, foram: indústrias extrativas (8,34%); fumo (-2,92%); madeira (-2,73%) e metalurgia (-2,55%).
O analista da pesquisa, Murilo Lemos Alvim, afirma que, mesmo com a desaceleração, não se pode garantir que há uma tendência de queda. Ele explica que parte da alta em ritmo menor está relacionada à queda da cotação do dólar. “O resultado de fevereiro tem ligação com a variação cambial, pois o mês registrou a maior queda do dólar em 20 meses. A moeda norte-americana caiu cerca de 6%", destaca.
Ele diz que todos os maiores impactos no mês foram influenciados pela queda no valor da moeda norte-americana ante o real. "Há diversos produtos exportáveis e isso se reflete no preço que será recebido pelo produtor em real; se o dólar cai ele vai receber menos. Há ainda vários setores que dependem de insumos importados, com o dólar mais baixo o preço desses insumos ficará mais baixo”, analisa Alvim.















