Logo R7.com
RecordPlus

INSS já cancelou 168 mil auxílios-doença após convocação de perícias

Pente-fino já gerou economia de R$ 2,7 bilhões, segundo governo federal

Economia|Da Agência Brasil

  • Google News
Oito em cada dez auxílios-doença foram cancelados
Oito em cada dez auxílios-doença foram cancelados

Até o início de agosto, o pente-fino feito pelo governo federal nos auxílios-doença concedidos por incapacidade resultou no cancelamento de 168.396 benefícios de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que recebiam os valores e há mais de dois anos não passavam por avaliação médica.

O número corresponde a 79,94% das 210.649 perícias feitas até este mês.


Além disso, também foram cancelados 20.304 benefícios porque os segurados não responderam à convocação para perícia feita pelo INSS.

De acordo com Ministério do Desenvolvimento Social, 33.798 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 1.892 em auxílio-acidente, 1.105 em aposentadoria por invalidez, com acréscimo de 25% no valor do benefício e 5.458 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional.

Com o pente fino, segundo a pasta, a economia anual estimada até agora é de R$ 2,7 bilhões. Ao todo, 530.191 benefícios de auxílio-doença serão revisados.

Economia Sem Paletó

O governo já cancelou 80% dos auxílios-doença que passaram pela operação do INSS. Agora mais de 1 milhão de aposentados por invalidez passarão pelo menos procedimento, e a previsão é que 50% do benefícios sejam cortados. Quem corre o risco de perder o benefício? O que fazer quando se sentir prejudicado? O programa "Economia Sem Paletó" recebe hoje a advogada previdenciária Vanessa Vidutto para discutir o tema. Mande suas perguntas e compartilhe!

Posted by Portal R7 on Monday, August 21, 2017

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.