Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Intenção de consumo das famílias diminui 1,8% em julho ante junho

ICF aumentou 10,2% em julho deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado

Economia|Do R7

Brasileiros estão menos propensos para as compras
Brasileiros estão menos propensos para as compras Brasileiros estão menos propensos para as compras

Os brasileiros ficaram menos propensos às compras na passagem de junho para julho, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do CNC (Comércio de Bens, Serviços e Turismo). A ICF (Intenção de Consumo das Famílias) encolheu 1,8%, para 85,1 pontos, a segunda queda consecutiva.

"Todos os sete subíndices que compõem o indicador caíram, denotando que os consumidores ficaram mais cautelosos quando se depararam com a conjuntura desfavorável ainda reflexo da paralisação dos caminhoneiros e a desorganização da produção", avaliou o economista Antonio Everton, da CNC, em nota oficial.

Na comparação com julho do ano passado, porém, o ICF aumentou 10,2% em julho deste ano. Todos os subíndices registraram melhora no período, mas 52,7% das famílias entrevistadas declararam estar com o nível de consumo menor do que em 2017.

Segundo a CNC, as famílias reduziram a intenção de gastos em julho ante junho devido, principalmente, à piora nas avaliações sobre as Perspectivas de Consumo (-3,9%) e o Momento para a Compra de Bens Duráveis (-3,9%).

Publicidade

O subíndice Nível de Consumo Atual apresentou recuo de 0,6% na comparação com junho, enquanto o componente Acesso ao Crédito teve queda de 1,2% no período.

O componente Emprego atual encolheu 0,4% em julho ante junho; a avaliação sobre a Perspectiva profissional caiu 2,3%; e a satisfação com a Renda atual reduziu 1,0%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.