Novo Coronavírus

Economia Juros baixos são oportunidade para digitalizar economia, aponta FMI

Juros baixos são oportunidade para digitalizar economia, aponta FMI

Kristalina Georgieva avalia que bancos centrais ao redor do mundo conseguiram dar "estabilidade financeira" em meio à pandemia

Agência Estado
FMI lamentou aumento das desigualdades

FMI lamentou aumento das desigualdades

Pixabay

A diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva, indicou que os juros baixos ao redor do mundo são uma oportunidade para transição digital na economia global, com possibilidade de geração de renda e empregos.

Sobre a crise na pandemia, ela ressaltou que o mundo conseguiu ter "estabilidade financeira", e que, com o trabalho dos bancos centrais em coordenação com os governos, houve a injeção global de US$ 20 trilhões em apoios.

Leia mais: Juros do cheque especial volta a subir e vai a 114% ao ano

Em discurso no Fórum da Paz de Paris nesta quinta-feira (12), Georgieva focou nos riscos do aumento das desigualdades, uma ameaça que os países emergentes correm em caso de ausência de injeção de liquidez. Um passo importante para uma transição ao século XXI são reformas tributárias, incluindo a integração digital, apontou a dirigente.

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, também discursou na ocasião, com foco nos riscos climáticos e na ameaça do terrorismo. Ele afirmou que a UE quer "praticar uma diplomacia climática" buscando parceiros no cenário externo, como a ONU (Organização das Nações Unidas), e citou a meta de zero carbono até 2050 no bloco como um compromisso.

Últimas