Logo R7.com
RecordPlus
‌

Ligações abusivas caem 55% após ação da Anatel em telemarketing

O número caiu de 1,21 bilhão, registrado na semana da publicação das medidas, para 550 milhões, na semana de 10 a 16 de julho

Economia|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Empresas que oferecem infraestrutura de telecomunicações lideram reclamações
Empresas que oferecem infraestrutura de telecomunicações lideram reclamações

O volume de chamadas telefônicas de duração curta registrou uma queda de 55% após a ação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que em junho determinou uma série de medidas para coibir o telemarketing abusivo e o uso de robocalls.

O número dessas chamadas curtas caiu de 1,21 bilhão, registrado na semana da publicação da cautelar, para cerca de 550 milhões, na semana de 10 a 16 de julho, aponta relatório parcial divulgado pela Anatel.

‌

Na decisão de junho, a agência determinou que as empresas adotassem, em 15 dias, providências para cessar a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem efetiva comunicação.

Após esse prazo, as prestadoras de serviço deveriam realizar o bloqueio das chamadas, pelo período de 15 dias, das empresas que realizassem 100 mil chamadas ou mais, em ao menos um dia, com duração de até três segundos.

‌

De acordo com a Anatel, após o período de adaptação, 186 usuários tiveram seus recursos de telecomunicações bloqueados por 15 dias por infringirem o limite de 100 mil chamadas curtas diárias. Esses usuários, juntos, realizaram cerca de 4,2 bilhões de chamadas curtas no período.

A agência informou também que os principais ofensores são empresas que oferecem infraestrutura de telecomunicações para centrais de atendimento, empresas de serviços especializados de teleatendimento, telemarketing e cobrança, empresas de telecomunicações e do setor financeiro (bancos, empresas de crédito e cobrança/escritórios de advocacia).

Na quinta-feira (4), o Conselho da Anatel determinou que a área técnica do órgão estude a proposição de um código específico para chamadas de cobrança, a exemplo do 0303 adotado para o telemarketing.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.