Logo R7.com
RecordPlus
‌

Lucro do Goldman Sachs salta com negociações de bônus e redução de custos

Economia|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

Por Olivia Oran e Sruthi Shankar

(Reuters) - O lucro do Goldman Sachs saltou 58 por cento no terceiro trimestre, com a negociação de títulos se recuperando e o banco conseguindo manter controle sobre as despesas.

‌

O Goldman obteve quase 2 bilhões de dólares em receitas com negociação em renda fixa, moedas e commodities, que lideraram as receitas, divulgou o banco nesta terça-feira.

A forte atividade de emissão de títulos e o melhor ambiente nos mercados de crédito e de hipotecas ajudaram as receitas, disse o diretor financeiro, Harvey Schwartz, a analistas. Mas ele observou que o negócio também se beneficiou da fraca base de comparação da mesma etapa do ano anterior.

‌

Quinto maior banco EUA em ativos, o Goldman historicamente tem sido mais dependente de negociação de títulos do que seus rivais. Isso ajudou o banco a ter grandes lucros até a crise financeira 2007-09, mas as regras de reforma financeira impostas desde então têm dificultado o negócio.

Em um esforço para sustentar os lucros, Goldman lançou um programa de eficiência no início do ano, com o objetivo de reduzir as despesas anuais em 700 milhões de dólares.

‌

Esse programa se refletiu nos resultados do terceiro trimestre, com despesas operacionais subindo apenas 10 por cento, ante alta de 19 por cento na receita líquida. O número de empregados caiu 5 por cento na comparação anual.

No geral, Goldman gerou 2,1 bilhões de dólares em lucro líquido para os acionistas, aumento de 58 por cento sobre um ano antes. Foi a segunda alta após quatro trimestres de declínio.

‌

O lucro por ação subiu de 2,90 para 4,88 dólares, em parte porque o Goldman recomprou aproximadamente 22 milhões das próprias ações. Analistas em média previam lucro de 3,82 dólares por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

O retorno sobre o capital próprio do Goldman - que mede como um banco rentabiliza o dinheiro dos acionistas - foi de 11,2 por cento no trimestre. Analistas e investidores geralmente esperam grandes bancos produzem retornos de pelo menos 10 por cento, para atender seu custo básico de capital.

O Goldman vem tentando mudar seu modelo de negócios nos últimos anos para depender menos da negociação e mais de negócios estáveis, como gestão de recursos. Essa divisão gerou receita de 1,49 bilhão de dólares, alta anual de 4 por cento.

Os investimentos e empréstimos que o Goldman faz com seu próprio balanço foram outro ponto brilhante no trimestre. A receita do banco por investir e emprestar mais do que dobrou para 1,4 bilhão de dólares devido a valores maiores no mercado de ações.

((Tradução Redação São Paulo; + 55 11 5644-7712))

REUTERS AAP RBS

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.