Logo R7.com
RecordPlus

Mais de 9 milhões de TVs foram vendidas em seis meses no Brasil

Maioria dos entrevistados aproveitou uma promoção da Copa do Mundo

Economia|Do R7

  • Google News
Segundo a pesquisa, 40% informaram que tinha necessidade de substituir um aparelho ultrapassado
Segundo a pesquisa, 40% informaram que tinha necessidade de substituir um aparelho ultrapassado

Mais de 9 milhões de TVs foram vendidas de janeiro a julho deste ano no Brasil, segundo levantamento divulgado pela empresa de estudos de mercado Gfk. Entre os entrevistados, 64% afirmaram que aproveitaram uma promoção da Copa do Mundo.

Já sobre os motivos, 40% informaram que tinha necessidade de substituir um aparelho ultrapassado e 36% citaram a compra de um aparelho adicional como razão.


De acordo com a Gfk, o crescimento das vendas foi maior entre as TVs de plasma e de 50 ou mais polegadas. A empresa diz que isso mostra que os consumidores deram mais importância a preço e tamanho do que as características técnicas. Isso porque uma TV de 50 polegadas de plasma custa cerca de 35% menos que uma de LED/LCD do mesmo tamanho.

Para efeito de comparação, de janeiro a julho de 2013, as vendas de TV de Plasma representavam 5% das vendas brasileiras de TVs de tela fina em volume. No mesmo período de 2014, o índice já subiu para 15%.


Por região

As regiões Norte e Centro-Oeste foram as maiores responsáveis pelo volume de vendas entre janeiro e julho de 2014. Quando questionados qual item tinha comprado nos últimos seis meses, 37% responderam TVs. Enquanto que no País, essa porcentagem foi de 31%.


No mundo

A pesquisa também mostrou que a participação da América Latina no mercado global de TVs está crescendo. Em 2009, representava apenas 4 pontos percentuais em volume. Já em 2013, subiu para 12 pontos percentuais.


Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Anatel autoriza cancelamento automático para telefonia, internet e TVs por assinatura. Confira no vídeo abaixo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.