Gripe aviária: Agricultura confirma mais dois casos em aves silvestres; total sobe para 97
Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, as ocorrências não restringem o comércio internacional de produtos avícolas
Economia|Do R7
Com 95 casos de IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade), transmitida pelo vírus H5N1, em aves silvestres, o Brasil detectou dois novos focos da doença no mesmo tipo de animal, além de outros dois focos em produção de subsistência, de criação doméstica. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, em atualização na plataforma oficial, na última terça-feira (12).
De acordo com o ministério, ainda há outras 12 investigações em andamento, das quais foram coletadas amostras, mas sem resultado laboratorial conclusivo. Dos casos investigados, um é de criação doméstica, em uma galinha de Lucas do Rio Verde (MT), outro em uma galinha de Bonito (MS), e o terceiro em uma galinha de Jerônimo Monteiro (ES).
• Compartilhe esta notícia no Whatsapp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
As notificações em aves silvestres e/ou nas criações de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).