Mão de obra pressiona custo da construção em janeiro
Dados foram divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas
Economia|Do R7

O INCC—M (Índice Nacional de Custo da Construção) registrou alta de 0,70% em janeiro ante 0,22% em dezembro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
O grupo mão de obra registrou variação de 1,00% em janeiro, ante 0,21% em dezembro, e exerceu a maior pressão sobre a aceleração do indicador este mês. A alta foi provocada por um acordo coletivo devido à data base em Belo Horizonte, antecipações salariais em Porto Alegre e ajustes do novo salário mínimo nas demais capitais.
Já o segmento de serviços passou de uma taxa de 0,12% em dezembro para 0,52% em janeiro. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços teve variação de 0,37%, frente 0,23% no mês passado.
Dentre os maiores impactos no mês de janeiro para alta do índice estão os serviços de ajudante especializado (de 0,24% em dezembro para 1,01 em janeiro), servente (de 0,21% para 1,13%), pedreiro ( de 0,20% para 0,95%), carpinteiro (de 0,95% para 1,01%), engenheiro (de 0,14% para 1,10%).
Confiança da construção melhora em janeiro
Capitais
Os custos da construção também subiram em cinco das sete capitais pesquisadas: Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. No entanto, em Recife e no Rio de Janeiro desaceleraram.















