Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Medida que deu início ao Plano Real foi assinada há exatos 30 anos; Brasil já teve dez moedas oficiais

Objetivo era conter a hiperinflação no país, que chegou a registrar quase 2.500% ao ano; Real é a moeda mais duradora desde 1942

Economia|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

Circulação do Real só começou em 1º julho de 1994
Circulação do Real só começou em 1º julho de 1994 Circulação do Real só começou em 1º julho de 1994 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A medida provisória que criava o Plano Real foi publicada há exatos 30 anos. A nova moeda foi o projeto ao cenário de hiperinflação na economia brasileira, quando o país chegou a registrar quase 2.500% ao ano — para efeitos de comparação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou 2023 em 4,6%. Apesar da circulação do Real só ter começado em 1º julho de 1994, a estratégia começou a ser discutida no ano anterior. Essa é a moeda brasileira mais duradoura desde 1942.

Segundo dados do BC (Banco Central), a inflação de 1994 ficou em 916% e, em 1995, o índice atingiu os 22%. Desde então, o IPCA acumulado do ano passou de 9% em poucas ocasiões.

O então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso começou a preparar o plano no segundo semestre de 1993, quando equipes da pasta, do Banco Central e da Casa da Moeda dividiram o trabalho em três fases.

Fases do Plano Real

Na primeira, as medidas buscavam um ajuste fiscal, com a criação de FSE (Fundo Social de Emergência), criado para aumentar a arrecadação tributária dos anos de 1994 e 1995.

Publicidade

Em seguida, o governo criou a URV (Unidade Real de Valor), uma moeda fictícia que antecedeu o real. Nunca existiram notas dela, que também não substituiu o cruzeiro real. As duas moedas conviveram por quatro meses.

O grande objetivo era preparar a população e o mercado brasileiro para um ambiente novo em que os preços sofressem tantas alterações. O URV começou a valer no dia 1ª de março de 1994, quando uma unidade equivalia a CR$ 647,50. No último dia, em 30 de junho, a URV correspondia a CR$ 2.750.

Publicidade

A última fase foi a introdução da nova moeda, que passou a circular oficialmente no dia 1º de julho de 1994. Antes do Plano Real, o Brasil já tinha tentado reverter o cenário de hiperinflação. Os ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor apresentaram planos nos seus respectivos governos.

Outras moedas

Entre 1942 e os dias atuais, a inflação motivou o país a ter oito cédulas, segundo o Banco Central. O Brasil já teve dez moedas oficiais. Confira:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.