Mercado financeiro prevê taxa de juros menor ao final deste ano
Analistas financeiros avaliam que a taxa Selic vai encerrar 2023 em 12,5% ao ano, mostra BC
Economia|Do R7
A taxa básica de juros da economia brasileira deve encerrar 2023 em 12,5% ao ano, projetam os analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo BC (Banco Central). O patamar é 1,25 ponto percentual inferior ao atual.
A nova projeção divulgada nesta segunda-feira (17) surge em meio ao embate sobre a manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano, o maior nível desde 2017. Em relação à da semana passada, a nova previsão é 0,25 ponto percentual inferior.
As perspectivas de que o BC vai manter os juros básicos em um nível elevado por mais tempo surgem em linha com as expectativas para a inflação acima do teto da meta. A decisão, no entanto, vai contra as expectativas do governo Lula e do setor produtivo. Os grupos avaliam que o atual patamar da taxa Selic é um entrave para o crescimento econômico.
De acordo com a nova projeção, o IPCA chagará ao fim deste ano acima dos 6% e deve estourar a meta do CMN (Conselho Monetário Nacional) pelo terceiro ano seguido. O risco de isso acontecer é de 83%, segundo o próprio BC.
Assim, manter os juros elevados serve como um instrumento de política monetária para reduzir a inflação. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento.
O Boletim Focus mantém inalteradas as previsões para 2024, 2025 e 2026, com a taxa em, respectivamente, 10%, 9% e 8,75% ao ano.