Ministério da Economia defende teto respeitado e lisura nos gastos
Waldery Rodrigues participou nesta quinta-feira (22) de um webnário organizado pelo TCU para falar sobre os impactos da pandemia na economia
Economia|Do R7
O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, defendeu nesta quinta-feira (22) a transparência sobre os gastos e o respeito ao teto durante o combate à pandemia de covid-19.
Rodrigues participou de um webnário promovido pelo TCU (Tribunal de Contas da União) sobre os impactos da pandemia na economia brasileira.
"Para essa situação de pós-pandemia, um dos melhores remédios é dar transparência ao gasto público, mostrar seu uso e voltar ao ponto que tínhamos em 2019, que era a busca de equilíbrio fiscal", afirmou Rodrigues.
Segundo o secretário da Fazenda, "em uma situação nova como a que estamos vivendo, que requer ações de grande magnitude, a transparência se torna ainda mais importante". Rodrigues disse que existem dois portais em que os cidadãos podem checar todos os gastos do governo federal para o combate à pandemia.
Ele afirmou que a pandemia trouxe gastos inesperados para todos os países no mundo e que o foco do governo é baseado na proteção de vulneráveis e a manutenção do emprego no Brasil.
Rodrigues ainda afirmou que manter o teto de gastos é fundamental. Para ele, se o país atender às regras fiscais e seguir com a consolidação fiscal será possível voltar ao patamar de dívida de 2019, período pré-pandemia.