Mutirão do emprego terá 10 mil vagas, de analista de sistema a caixa de supermercado
Evento será realizado de 1º a 4 de agosto, terá cursos de qualificação e profissionalização, além de focar o primeiro emprego
Economia|Do R7
Quem está em busca de uma oportunidade de trabalho pode ter mais uma chance entre os dias 1º e 4 de agosto, no Mutirão Nacional de Emprego 2023, que vai reunir diversas empresas interessadas em contratar mais de 10 mil pessoas.
Esta vai ser a oitava edição do evento, promovido pelo Sindicato dos Comerciários e pela UGT (União Geral dos Trabalhadores), que costuma registrar filas no Anhangabaú, região central da capital paulista.
Haverá vagas para todos os setores, de analista de sistemas a caixa de supermercado, mas o maior número será para motorista, entregador, vendedor interno e externo e atendente.
O destaque serão as oportunidades para PCDs (pessoas com deficiência) e para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, como Jovem Aprendiz, por meio do programa de primeiro emprego do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).
Em parceira com o governo municipal, estadual e federal, o mutirão vai oferecer cursos rápidos de qualificação e de profissionalização.
Segundo Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o evento será realizado sob medida, ou seja, com vagas de acordo com a demanda do mercado.
"Precisamos nos unir nessa corrente do bem e da solidariedade buscando, de forma simples e objetiva, garantir cidadania e inclusão social para as pessoas por meio da parceria entre o sindicato e as empresas na oferta de vagas de emprego de qualidade”, explicou Patah.
O candidato deve levar seus documentos e o currículo impresso, mesmo que já tenha feito a inscrição pelo site.
Em 2022, o mutirão contou com 145 empresas, que ofertaram 10,5 mil vagas, e atendeu 15 mil candidatos em cinco dias de evento.
Carteira assinada
O desemprego voltou a cair e atingia 8,3% da população no trimestre finalizado em maio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o menor patamar para o período desde 2015, quando a taxa também era de 8,3%.
Mesmo em queda, o percentual de desocupados em território nacional equivale a 8,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Já o último dado do Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que o país abriu 155.270 vagas de trabalho com carteira assinada no mês de maio. Apesar de positivo, o resultado mantém a tendência de desaceleração.
Serviço
Mutirão Nacional de Emprego 2023
Data: de 1º a 4 de agosto
Horário: das 7h às 17h
Local: Rua Formosa, 99, região central de São Paulo