Logo R7.com
RecordPlus

No governo Temer, Bovespa acumula queda de 1,01%

Mercado antecipou expectativas antes mesmo do afastamento da presidente Dilma Rousseff

Economia|Do R7

  • Google News
Temer
Temer Divulgação

O Ibovespa, principal índice da BM&FBovespa, acumula alta de 23,94% em 2016. Porém, se for considerado apenas o período do governo interino de Michel Temer (PMDB), houve queda de 1,01%, até o dia 1º deste mês.

Para o economista-chefe da Nova Futura Corretora, Pedro Paulo Silveira, esse movimento da bolsa no governo Temer é um ajuste. Ele também acrescenta que “a volatilidade do mercado internacional impediu uma alta mais forte da bolsa”.


— O que aconteceu foi que o mercado antecipou muito a alta que era de se esperar que tivesse após o desfecho favorável ao impeachment. Aos primeiros sinais de confirmação, ele [mercado] já vai subindo. [...] O mercado subiu muito forte nos dois meses anteriores ao impeachment, mas parou por conta do mercado externo e também por conta das trapalhadas do próprio governo.

Raphael Figueredo, analista da corretora de valores Clear, acrescenta outros fatores que ainda causaram impacto no mercado.


— No curto prazo, é um cenário um pouco turvo, porque tem uma Lava Jato, tem um governo que é interino e que, enfim, ainda existe um risco, bem menor, de o impeachment não passar. É um cenário turvo, mas que dá para atravessar.

Silveira destaca que os altos e baixos da bolsa brasileira estão fortemente relacionados “não só a Temer e Dilma”.


— A gente está diante do maior plano de resgate econômico nos bancos centrais do mundo todo. E que não está funcionando muito bem. Isso deixa o mercado global tenso. [...] Um instituto da Alemanha que calcula a probabilidade de recessão em alguns países estava colocando em quase 60% a chance de haver recessão nos Estados Unidos. Se isso acontecer, o mercado vai para um estado de ânimo que não vamos querer estar aqui para ver.

Figueredo comparou o desempenho da Bovespa durante o processo de impeachment ao preço do barril de petróleo e concluiu que há grande interferência da commodity no mercado nacional.


— A gente teve algumas questões que mostraram certo fortalecimento do mercado, uma certa retomada de confiança... Mas, de fato, na prática, o que fez ter essa recuperação expressiva [da bolsa em 2016] foi o mercado de petróleo. Um estudo que eu fiz mostrou a correlação do preço do barril de petróleo com o Ibovespa. Essa correlação bateu a casa de 90%. Ou seja, 90% da oscilação do Ibovespa foi representada pela oscilação do petróleo, muito mais até do que o rally do impeachment em si.

Na opinião de Figueredo, o mercado está um pouco mais confiante em relação à recuperação da economia.

— Só o sentimento de que está parando de cair, faz com que a gente volte a ter uma perspectiva de melhora. Mas não é uma melhora de produto potencial, mas sim por estar parando de piorar. Há muito o que ser feito.

O governo interino assumiu o compromisso de um pesado ajuste nas contas públicas. Para isso, o próprio presidente Temer admitiu que poderá adotar medidas impopulares. Uma delas deverá ser a reforma da Previdência.

Não temo propor medida impopular porque meu objetivo não é eleitoral, diz Temer

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.