Pedro Parente é confirmado como novo presidente-executivo da BRF
Nome do ex-presidente da Petrobras foi aprovado pelo conselho de administração da companhia de alimentos nesta quinta-feira
Economia|Estadão Conteúdo e Reuters

O conselho de administração da BRF, que controla as marcas Sadia e Perdigão, aprovou nesta quinta-feira (14) a nomeação de Pedro Parente para a presidência-executiva da companhia de alimentos. O ex-presidente da Petrobras cocupará logo após receber sinal verde da comissão de ética da Presidência da República.
Parente vai acumular a presidência-executiva com a presidência do conselho de administração da BRF por pelo menos 180 dias, informou a BRF em fato relevante.
O cargo de presidente-executivo estava vago desde o dia 23 de abril e vinha sendo ocupado, interinamente, pelo diretor vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores, Lorival Nogueira Luz Junior, que assumiu a gestão após a renúncia de José Aurélio Drummond Júnior após quatro meses no cargo.
Leia também
Segundo o comunicado, depois de ter ocupado cargo em sociedade de economia mista - Parente renunciou no 1º de junho à presidência da Petrobras - será necessário que ele tenha a autorização da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, "no que tange à existência de conflito de interesses entre o cargo anterior e o cargo de CEO global da BRF".
"Caso a Comissão conclua pela inexistência de conflito, e tão logo seja informado da decisão, Parente tomará posse no cargo de CEO Global da BRF", acrescentou o comunicado. Efetivada a posse, Parente acumulará os cargos de presidente do Conselho de Administração e diretor presidente global por um período inicial de 180 dias.
A BRF destacou que, durante o período em que for o CEO global da BRF, o executivo priorizará "o processo de planejamento estratégico e financeiro, cuidará diretamente da preparação de seu sucessor e liderará o processo de reorganização da companhia em especial o preenchimento de posições chaves e questões ligadas à sua governança".
A empresa informou também que a atribuição relativa à elaboração da pauta das reuniões do conselho de administração será exercida pelo vice-presidente do conselho, Augusto Marques da Cruz Filho.
O Conselho de Administração também aprovou a criação do cargo de diretor presidente global de Operações, que será ocupado por Lorival Junior.
















