Pente-fino do INSS vai analisar os auxílios em setembro e as aposentadorias a partir de março
Segurados serão convocados por carta. Exames podem ser marcados para os sábados
Economia|Juca Guimarães, do R7

Nas próximas semanas, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai começar a reavaliação da capacidade de trabalho dos cerca de 840 mil beneficiários que recebem o auxílio-doença há mais de dois anos, sem que tenha sido feito novos exames.
A convocação será por carta e os médicos peritos foram autorizados pelo governo a participarem de mutirões aos sábados. Também ficaram reservadas duas vagas na agenda diária de cada um dos 3.400 médicos peritos para a operação de pente-fino. Além disso, o INSS vai pagar um bônus de R$ 60 ao perito por reavaliação feita.
A previsão da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) é que a fase de reavaliação dos benefícios de auxílio-doença termine em março de 2017, quando terá início a segunda fase, com a reavaliação das aposentadorias por invalidez concedidas por decisão judicial, pagas há mais de dois anos, e que ainda não foram reavaliadas pelo INSS. Estão livres da reavaliação os aposentados por invalidez com mais de 65 anos, independentemente do tipo de concessão.
Governo define segurados do INSS sujeitos à revisão do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
O INSS espera reduzir em até 30% a despesa com a folha de pagamento dos benefícios por incapacidade. A revisão dos benefícios de dois em dois anos sempre esteve prevista em lei, porém, por problemas de estrutura e falta de médicos peritos, o INSS não fazia a as convocações períodicas de reavaliação.
INSS define as regras para a checagem dos auxílios pagos há mais de dois anos













