Petrobras não vai republicar balanço do 1º trimestre, diz conselheiro
Na semana passada, o presidente da CVM disse que a estatal poderia ter que republicar dados
Economia|Do R7

A Petrobras foi cuidadosa ao lançar no balanço do primeiro trimestre valores de uma transação com a Eletrobras oficializada posteriormente, disse nesta quinta-feira (28) o integrante do Conselho de Administração da estatal Walter Mendes.
"Foi um fato material baseado nas regras do mercado", disse Mendes, durante evento promovido pela Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais).
Na semana passada, o presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Leonardo Pereira, indicou que a estatal poderia ter que republicar o balanço, se ficasse comprovado que ela lançou no resultado operações posteriores a março.
A decisão da autarquia será baseada na orientação do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), órgão independente que emite pareceres sobre contabilidade e que em geral são adotados pela CVM como norma para as companhias listadas em bolsa.
No primeiro trimestre, a Petrobras teve lucro líquido de R$ 5,3 bilhões. O balanço incluiu R$ 1,3 bilhão ligados à reversão de provisão de dívidas de subsidiárias da Eletrobras, o que foi oficializado apenas em maio.
Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas
Saiba quais são os nomes entregues ao STF para serem investigados na Operação Lava Jato
A norma CPC 24 rege o tratamento contábil que deve ser dado a eventos subsequentes ao período a que se referem o balanço. Um trecho da norma permite inclusão de eventos posteriores quando ficar evidente que já haviam condições na data final do período contábil para lançamento de tais operações.
"Temos no Conselho [de Administração] um membro que é uma das maiores autoridades em contabilidade do país", argumentou Mendes. "Estamos muito tranquilos com o que foi feito".















