Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petroleiros anunciam greve em 6 Estados a partir desta sexta-feira

Movimentos contra riscos de privatização da Petrobras estão marcados para acontecer em SP, MG, ES, AM, PE e BA

Economia|

Categoria também vai retomar movimento na Bahia
Categoria também vai retomar movimento na Bahia Categoria também vai retomar movimento na Bahia

Petroleiros dos Estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo darão início nesta sexta-feira (5) a uma greve para cobrança de direitos e contra "riscos de privatização" da Petrobras, informou a FUP (Federação Única dos Petroleiros) nesta quinta-feira (4).

Além disso, também será retomado um movimento na Bahia, em oposição à venda de uma refinaria no Estado. A paralisação começou no último dia 18 de fevereiro, mas foi suspensa para retomada de negociações com a estatal - segundo a FUP, porém, as conversas não avançaram.

Conforme comunicado da federação, a greve foi aprovada por assembleias realizadas desde a semana passada pelos Sindicatos dos Petroleiros (Sindipetros) filiados à FUP. Em São Paulo, a adesão ocorrerá nas unidades de Mauá e Campinas.

"A greve também foi aprovada pelos trabalhadores da Unidade de Xisto do Paraná (SIX), que devem iniciar o movimento nos próximos dias, assim como na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco", disse a FUP, acrescentando que em outras bases de Sindipetros as assembleias ainda estão em andamento.

Publicidade

Entre as pautas da greve, a federação menciona "jornadas exaustivas e multifunções no trabalho presencial e remoto" e "exposição à contaminação por covid-19", além da venda de ativos pela estatal, classificada como "privatização aos pedaços".

Procurada, a Petrobras não respondeu de imediato a um pedido por comentários.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.