PIB de São Paulo é o que mais cai entre as cidades mais ricas do Brasil
Pela primeira vez desde 2002, o Estado do Rio tem mais participação no PIB que a cidade de SP
Economia|Do R7

Apesar de ainda ser a cidade com a maior participação no PIB (Produto Interno Bruto) nacional, São Paulo foi aquela que mais perdeu espaço entre as 24 principais cidades brasileiras na passagem de 2011 para 2012.
Os dados, revelados nesta quinta-feira (11), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que a participação da capital paulista na produção das riquezas nacionais desacelerou 0,3 ponto percentual entre os anos.
A queda é percebida, principalmente, entre 2009 e 2012. Tanto que o Estado do Rio de Janeiro, com 11,5%, ultrapassou a cidade de São Paulo (11,4%) na participação do PIB pela primeira vez desde 2002, início do governo petista à frente do País.
Entre os 24 municípios que representam ao menos 0,5% da produção nacional, também perderam participação São Bernardo do Campo (SP), Manaus (AM), Brasília (DF) e Osasco (SP). Todos com baixa de 0,1 ponto percentual.
Na contramão da principal capital do País, aparecem os municípios de Campos dos Goytacazes (RJ), Santos (SP) e São Luís (MA), que tiveram aumento na participação. Todas tiveram uma participação 0,1 ponto percentual maior no cálculo das riquezas nacionais.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
Setores
Segundo o IBGE, a indústria foi essencial para os ganhos e as perdas dos 24 municípios que mais contribuíram para a produção nacional na passagem de 2011 para 2012. Enquanto a participação industrial para o PIB de São Paulo recuou 0,3 ponto percentual, a de Campos dos Goytacazes avançou 0,8 ponto percentual no mesmo período.
A pesquisa mostra ainda que, em Campos dos Goytacazes, o efeito do câmbio no preço do petróleo impactou diretamente na indústria extrativa mineral.
O município de Santos, localizado no litoral paulista, por sua vez, teve sua evolução influenciada pela maior participação da indústria de transformação, dos serviços. Em São Luís, o comércio de combustíveis, lubrificantes e derivados justificou o ganho.
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia














