Economia Postos têm até amanhã para mostrar preço dos combustíveis com apenas duas casas decimais

Postos têm até amanhã para mostrar preço dos combustíveis com apenas duas casas decimais

Resolução da ANP visa deixar os valores mais precisos para o consumidor, sem impactos previstos nos preços finais

  • Economia | Do R7

Preço dos combustíveis deverá ser mostrado com dois dígitos nos centavos

Preço dos combustíveis deverá ser mostrado com dois dígitos nos centavos

ROBERTO COSTA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO - 11.3.2022

Os postos de combustíveis instalados em todo o Brasil têm até amanhã para começar a indicar os preços da gasolina, do diesel e do etanol com apenas duas casas decimais. Atualmente, é autorizada a exibição de mais dígitos no campo dos centavos.

De acordo com a resolução 858/2021 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a determinação vale para os painéis de preços e as bombas medidoras. Caso seja necessária a inserção da terceira casa, o "zero" deve ficar travado no momento do abastecimento.

A agência reguladora afirma que o objetivo da mudança é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira. 

"Não há impactos previstos no valor final dos preços dos combustíveis devido a essa mudança, pois ela não trará custos relevantes aos revendedores nem restrições aos preços praticados", avalia a ANP.

O não cumprimento da determinação vai acarretar uma multa que varia entre R$ 5.000 e R$ 50 mil aos postos flagrados com a exibição ou cobranças no campo de três casas decimais.

Últimas