Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção de minério de ferro da Vale em 2018 cresce 4,9% para 384,6 mi t

Economia|

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção de minério de ferro da Vale em 2018 totalizou 384,6 milhões de toneladas, alta de 4,9 por cento ante 2017, informou a companhia nesta terça-feira em relatório de produção.

O volume ficou próximo da meta traçada pela maior produtora global de minério de ferro para o ano passado, de cerca de 390 milhões de toneladas.

No quatro trimestre, a mineradora produziu 101 milhões de toneladas, alta de 8,2 por cento ante o mesmo período do ano passado.

Publicidade

A produção anual de pelotas da empresa registrou 55,3 milhões de toneladas em 2018, alta de 9,9 por cento ante o ano anterior.

Já a produção de pelotas no quarto trimestre totalizou 15,8 milhões de toneladas, alta de 22,6 por cento ante igual período de 2017, devido principalmente ao ramp-up das plantas de pelotização Tubarão I, Tubarão II e São Luís.

Publicidade

O relatório, com todas páginas em cinza e branco, sendo a primeira folha com o símbolo de luto, não trouxe detalhes sobre as operações de minério de ferro, como é usual. O material ainda veio menor do que em outros trimestres, com apenas nove páginas, contra 19 páginas no trimestre anterior.

O documento é o primeiro relatório de produção divulgado pela Vale após o rompimento mortal de uma barragem da companhia em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro, que deixou mais de 300 pessoas mortas, grande parte de funcionários da própria mineradora. A tragédia também atingiu vegetação comunidades e impactou o importante rio Paraopeba.

Publicidade

Após o desastre, a empresa foi levada a cortar capacidade produtiva de cerca de 92,8 milhões de toneladas por ano, após decisões próprias e de autoridades, como forma de garantir a segurança das estruturas de outros ativos da empresa.

A empresa informou ainda, no relatório de produção, que irá divulgar detalhes extensos sobre todas as iniciativas relacionadas ao desastre na quarta-feira, quando será publicado Relatório da Administração.

None

VENDAS EM 2018

As vendas de minério de ferro em 2018 somaram 308,981 milhões de toneladas, alta de 6,1 por cento ante o ano anterior. No quarto trimestre, as vendas da commodity somaram 80,495 milhões de toneladas, alta de 0,7 por cento ante igual período de 2017.

Na comparação com o terceiro trimestre, as vendas de minério de ferro entre outubro e dezembro caíram cerca de 4 por cento, "como resultado de vendas que foram deliberadamente postergadas para o primeiro trimestre para fins de otimização de margem", segundo a empresa.

Já as vendas de pelotas em 2018 somaram 56,592 milhões de toneladas, alta de 9,3 por cento ante 2017. No quarto trimestre, foram aproximadamente 16 milhões de toneladas, alta de 17,7 por cento ante o mesmo período do ano anterior.

A Vale atribuiu o desempenho ao "ramp-up das plantas de pelotização...e a iniciativas comerciais para utilizar o excesso ocasional de produção de pellet feed, que foi transformado em pelotas utilizando capacidade de terceiros".

None

(Por Marta Nogueira; Edição de Luciano Costa e Pedro Fonseca)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.