Logo R7.com
RecordPlus

Produção de veículos no Brasil apresenta 3ª queda anual seguida

Setor produziu 282,5 mil veículos em maio, valor 18% menor do divulgado no mesmo mês de 2013

Economia|Do R7

  • Google News
Veja os 50 veículos mais vendidos em maio no Brasil
Veja os 50 veículos mais vendidos em maio no Brasil

A indústria de veículos do Brasil apresentou em maio a terceira queda consecutiva de produção na comparação anual. O resultado foi pressionado por um mercado interno que já não compra como antes e por exportações em declínio.

O setor produziu 282,5 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em maio, queda de 18% sobre maio de 2013, mas alta de 1,9% na comparação com abril deste ano.


Segundo dados informados nesta quinta-feira (5) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o segmento com maior queda no volume produzido foi o de caminhões, que amargou recuo de 22,4% sobre o mesmo período do ano passado. 

GM fecha terceiro mês à frente da Volkswagen, mas Gol segue líder isolado de vendas


O desempenho ressalta medidas de ajustes de produção que estão sendo tomadas pelas montadoras desde fevereiro e que incluem fechamento de turnos de trabalho, suspensão de contratos de trabalho e programas de demissão voluntária. 

No acumulado de janeiro a maio, a indústria brasileira de veículos teve baixa de 13,3% no volume de veículos produzidos, a 1,35 milhão de unidades. A Anfavea começou 2014 projetando crescimento de 1,4% na produção do ano, para 3,765 milhões de veículos. 


Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

De acordo com a associação, em maio, o nível de emprego do setor caiu 2,8% sobre um ano antes, para 152.293 postos de trabalho. 


Vendas 

Os licenciamentos de veículos novos no ano até maio acumulam baixa de 5,5%, para 1,4 milhão de unidades. Apenas no mês passado, o volume das vendas somou 293,4 mil veículos, número que representa queda de 7,2% na comparação com o mesmo período de 2013 e estável ante abril. 

O dado já havia sido informado na última terça-feira (3) pela associação de concessionários Fenabrave, que comentou na ocasião que trabalha com possibilidade de queda de mais de 3% nas vendas deste ano sobre 2013.

As exportações apenas de veículos somaram US$ 826,7 milhões em maio, valor 28,7% menor do que o apresentado no mês de maio do ano passado. No ano, as vendas externas acumulam perdas de 23,3%, a US$ 3,828 bilhões. Grande parte dessa queda é atribuída pelo setor pela crise cambial da Argentina, destino de cerca de um terço das exportações do setor brasileiro e que tomou medidas para conter a saída de divisas que prejudicaram o fluxo comercial de veículos.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.