Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção industrial do ano passado cai em 12 das 15 regiões do país

Setor de veículos em São Paulo contribui para retração de 4,5%, diz IBGE. Em dezembro, 11 locais mostraram números positivos

Economia|Do R7

Produção industrial brasileira tenta se reerguer após baque trazido pela pandemia
Produção industrial brasileira tenta se reerguer após baque trazido pela pandemia Produção industrial brasileira tenta se reerguer após baque trazido pela pandemia

A produção industrial teve queda em 12 dos 15 locais monitorados pelo IBGE em 2020, levando a indústria nacional a encerrar o ano com recuo 4,5%. O resultado negativo foi puxado, principalmente, pelo baixo desempenho do setor de veículos automotores de São Paulo.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta terça-feira (9).

No acumulado do ano passado, 12 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentaram queda. Os destaques negativos são Espírito Santo (-13,9%), Ceará (-6,1%) e São Paulo (-5,7%). Os índices positivos vieram de Pernambuco (3,7%), Rio de Janeiro (0,2%) e Goiás (0,1%).

No anúncio desta terça-feira (9), o IBGE informou que 11 dos 15 locais mostraram recuperação de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal. As expansões mais acentuadas foram no Espírito Santo (5,4%) e no Ceará (4,7%), enquanto os recuos mais intensos foram na Bahia (-4,0%) e no Amazonas (-3,7%).

Publicidade

Leia também

No crescimento de 0,9% da atividade industrial na passagem de novembro para dezembro de 2020, na série com ajuste sazonal, houve predomínio de resultados positivos, alcançando 11 dos 15 locais pesquisados, refletindo, em grande medida, a ampliação do movimento de retorno à produção de unidades produtivas, após a adoção de medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Na divulgação da produção industrial do país em 2020, no dia 2 de fevereiro, o IBGE havia apontado que o setor havia crescido 0,9% em dezembro, o oitavo mês consecutivo de alta, mas terminou o ano com a maior queda em quatro anos (4,5%). Em 2016, o recuo foi de 6,4%. 

Publicidade

Automóveis fabricados em SP puxam queda no ano

O resultado negativo no ano foi puxado, principalmente, pelo baixo desempenho do setor de veículos automotores de São Paulo, diz o IBGE.

“Mesmo vindo de oito meses seguidos de resultados positivos, logo após as paralisações que aconteceram devido às medidas mais restritivas de isolamento social, o setor de veículos paulista fecha o ano no campo negativo. Isso é atribuído à baixa produção de automóveis, autopeças e, também, caminhões”, explica o analista da pesquisa, Bernardo Almeida.

Publicidade

Retomada: produção de veículos sobe 4,2% em janeiro, diz Anfavea

São Paulo, que representa aproximadamente 34% da produção industrial brasileira e fecha o ano com -5,7%, acumula outras baixas no ano. “O estado também teve queda na produção de máquinas e equipamentos, principalmente na produção de máquinas para trabalhar matéria-prima na fabricação de pasta de celulose, e também retração na produção de rolamentos para equipamentos industriais”, afirma.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.