Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção industrial no Brasil cai 0,7% em setembro

Segundo resultado negativo seguido coloca o setor em patamar 2,4% abaixo do período pré-pandemia, mostra IBGE

Economia|Do R7

Houve redução da atividade em 21 dos 26 ramos industriais em setembro
Houve redução da atividade em 21 dos 26 ramos industriais em setembro Houve redução da atividade em 21 dos 26 ramos industriais em setembro

A produção industrial recuou 0,7% em setembro, na comparação com agosto, a segunda taxa negativa consecutiva, de acordo com dados apresentados nesta terça-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com a sequência negativa, o setor responsável por cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) encontra-se 2,4% abaixo do patamar pré-pandemia e 18,7% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

No mês, houve redução da atividade em 21 dos 26 ramos industriais pesquisados, o que corresponde a uma redução no ritmo do setor. "Com esses últimos resultados e um perfil bem disseminado de recuo na produção em setembro de 2022, entendemos que houve perda no ritmo da produção nos últimos meses”, analisa André Macedo, gerente da pesquisa.

Em relação a setembro de 2021, a indústria assinalou avanço de 0,4%. No índice acumulado no ano, houve queda de 1,1% e, nos últimos 12 meses, de 2,3%, de acordo com a PIM (Pesquisa Industrial Mensal).

Publicidade

Atividades

A maior influência negativa entre as atividades de setembro foi da indústria de produtos alimentícios (-2,9%), seguida por metalurgia (-7,6%) e coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (-2,6%). Macedo recorda que o ramo de produtos alimentícios apresenta dois meses consecutivos com queda na produção, totalizando um recuo de 6,1%.

"Destaco que nos três meses anteriores a esses dois recuos, essa atividade havia apresentado crescimento de 6,7% de forma acumulada. Produtos derivados de soja, açúcar e carnes de aves são itens importantes no entendimento dessa queda no setor alimentício em setembro”, comenta ele.

Publicidade

Já o setor de metalurgia assinalou em setembro de 2022 a queda mais intensa desde janeiro de 2021 (-9,9%) nesse tipo de comparação. “Mas é importante lembrar que esse segmento industrial vem de dois meses com resultados positivos, acumulando 2,4% nesse período. O setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis acumula redução de 6,9% em dois meses seguidos de perda e foi pressionado, nesse mês, pelos derivados do petróleo e álcool”, explica o pesquisador.

“Esse perfil disseminado de queda na produção, com apenas 5 setores avançando seu ritmo produtivo, não era observado desde janeiro de 2022, quando apenas 4 segmentos industriais mostraram crescimento", completa Macedo.

Entre as atividades que crescem, o setor extrativo (1,8%) é o de maior impacto positivo, com destaque para os avanços na extração dos óleos brutos de petróleo, gás natural e os minérios de ferro. Entre as grandes categorias econômicas, todas mostraram recuo na produção em setembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.