Profissionais de saúde devem emitir recibos médicos no Receita Saúde a partir deste ano
Programa foi criado para melhorar o controle dos dados e evitar erros na declaração do Imposto de Renda
Economia|Do R7, em Brasília
Profissionais de saúde que atuam como pessoa física devem emitir os recibos de despesas médicas no aplicativo Receita Saúde, criado pela Receita Federal. O objetivo é aumentar a transparência na comprovação dos gastos na declaração do Imposto de Renda e eliminar a emissão de recibos falsos, além de outras fraudes. A nova regra entrou em vigor no primeiro dia do ano e abrange médicos, dentistas, psicólogos e outros profissionais (veja lista completa abaixo).
Veja mais
O recibo é emitido diretamente no aplicativo e será vinculado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) do paciente. Com essa automatização, o registro será automaticamente inserido na Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física, o que facilita a entrega da documentação, pois já conta com informações prévias do contribuinte.
Veja a lista dos profissionais de saúde incluídos na nova regra:
- Dentistas;
- Fisioterapeutas;
- Fonoaudiólogos;
- Médicos;
- Psicólogos; e
- Terapeutas ocupacionais.
Como baixar?
Os profissionais devem baixar o aplicativo Receita Saúde, disponível nos sistemas iOS e Android. Ao acessar o programa com a conta Gov.br, ele deverá escolher a opção “profissionais de saúde”. Será necessário preencher os seguintes campos:
- CPF do pagador*;
- Valor do serviço;
- Data do pagamento.
*caso o pagador não seja o beneficiário, o profissional deverá informar os dois CPFs.”