‘Propósito muito nobre’, diz economista sobre FGTS, que teve recuperação recorde de valores
Até agosto deste ano, R$ 1,4 bilhão foi devolvido aos trabalhadores, valor acima das projeções feitas para 2025
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O governo federal teve a maior recuperação de valores do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) já feita no país. Até agosto deste ano, R$ 1,4 bilhão foi devolvido aos trabalhadores — com direito a juros e correção monetária —, segundo dados da PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Os recursos consistem em depósitos de empresas que deveriam ter sido feitos mensalmente nas contas do fundo de garantia dos funcionários, mas não ocorreram.
A atuação do governo é vista como positiva e benéfica aos trabalhadores, segundo análise do economista Ricardo Buso em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (27). Ele explica que, desde que Procuradoria-Geral assumiu a responsabilidade de regularizar os depósitos, houve uma série de acordos com empresas para quitar os débitos trabalhistas.
“O fundo de garantia sustenta o sistema financeiro da habitação para o trabalhador, para a população buscar e financiar a sua casa própria a juros mais racionais do que desse mercado que nós vivemos, que só a taxa básica é de 15% ao ano. Então, ele atua em duas pontas muito importantes e precisa ser valorizado”, completa.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
