Economia Quando é mais vantajoso comprar os ovos da Páscoa? Veja dicas para economizar

Quando é mais vantajoso comprar os ovos da Páscoa? Veja dicas para economizar

Metade dos consumidores costuma fazer as compras na semana anterior ao feriado, e 20% deixam para a véspera, diz Abras

  • Economia | Johnny Negreiros, do R7*

Os ovos de chocolate estão até 18% mais caros que em 2022

Os ovos de chocolate estão até 18% mais caros que em 2022

Agência Brasil

A Páscoa, que neste ano será comemorada no dia 9 de abril, é um feriado muito popular no Brasil. No entanto, essa data tem trazido cada vez mais gastos para a população, devido aos altos preços dos produtos típicos da festa. Os ovos de chocolate, por exemplo, estão até 18% mais caros do que no ano passado, segundo apuração feita pela Abras (Associação Brasileira dos Supermercados).

Por isso, o consumidor, que quer (e precisa) economizar, pode ter dúvidas sobre a melhor estratégia para realizar as compras nesta época do ano: afinal, quando é mais vantajoso comprar os ovos de chocolate? Vale mais a pena comprar esses produtos com antecedência ou esperar por promoções de última hora?

Deixar para escolher e adquirir os ovos de chocolate e outros itens relacionados com a data na véspera do domingo de Páscoa já é um hábito de 20% dos brasileiros, segundo levantamento da associação de supermercados. A entidade diz, ainda, que metade (50%) das compras motivadas pelo feriado é feita na semana que antecede a data. 

Apesar de ser um comportamento comum, não significa que o consumidor leve a melhor agindo dessa forma.

Os preços dos ovos de Páscoa tendem a ser maiores nesses dois momentos (a última semana e a véspera do feriado). Assim, o ideal seria comprar os itens entre esta terça-feira (28) e o sábado, dia 1º de abril.

Dicas para economizar nos ovos

Teresa Tayra, educadora financeira, diz que “deixar para a última hora pode ser um problema”.

“Se for para buscar oportunidades de preço, isso pode ser um problema, e você pode não encontrar mais o que estava buscando. Se for por falta de tempo, lembre-se de que outras pessoas na mesma situação deixarão para a última hora e, com isso, os locais estarão cheios de consumidores estressados. Se for para esperar 'abrir' o limite do cartão de crédito, pense se as compras de Páscoa pesarão na sua próxima fatura”, afirma.

Tayra dá três dicas para quem deseja economizar neste feriado.

1 - Em vez de comprar vários ovos de Páscoa para a família, uma boa ideia é fazer um amigo secreto. “Além de divertido, é mais acessível”, diz a especialista.

Essa é a brincadeira em que cada familiar ou amigo sorteia o nome de uma pessoa do grupo e deve presentear apenas ela com um chocolate, em vez de comprar um ovo para cada um dos membros.

2 - Fazer os próprios ovos de Páscoa em casa. “Essas atividades geram ótimas lembranças afetivas e aproximam ainda mais pais e filhos”, afirma.

3 - Utilizar embalagens criativas e personalizadas para embrulhar chocolates ou bombons mais baratos. “Algo personalizado demonstra cuidado e atenção aos gostos e preferências de cada pessoa”, declara Teresa Tayra.

VEJA AQUI OUTRAS SETE DICAS PARA ECONOMIZAR NA PÁSCOA

Estagiário do R7, sob supervisão de Alexandre Garcia.

Ovos de Páscoa devem trazer informação nutricional detalhada

undefined
Últimas