Quase 200 mil brasileiros voltam a procurar emprego
Com retomada das buscas por uma colocação profissional, população desalentada recua para 3,8 milhões em abril, diz IBGE
Economia|Do R7

O Brasil contava com 3,8 milhões de desalentados no trimestre encerrado em abril. O contingente corresponde a uma redução de 192 mil pessoas (-4,8%) na situação, na comparação com os três meses anteriores, de acordo com números apresentados nesta quarta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A população desalentada é classificada como todos aqueles com mais de 14 anos que estavam fora do mercado de trabalho e não haviam realizado busca efetiva por uma colocação.
Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o indicador apresenta variação negativa de 15,3%. No período, o Brasil contava com 4,5 milhões de pessoas desalentadas, mostram os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Entre as razões citadas pelo estudo aparecem as considerações de que não conseguiriam trabalho adequado, não tinham experiência profissional, não conseguiam trabalho devido à idade ou não havia trabalho na localidade.
Ainda assim, para se enquadrar entre os desalentados, é necessário informar que havia disponibilidade de trabalhar caso conseguisse uma colocação no momento da pesquisa, destaca o IBGE.