Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quatro em cada dez pequenos empresários da indústria não sabem o que é o Pronampe

Dado ilustra o desafio de irrigar os negócios de menor porte, responsáveis pela geração de 70% dos empregos no último ano

Economia|

Pronampe foi criado para auxiliar os pequenos negócios
Pronampe foi criado para auxiliar os pequenos negócios Pronampe foi criado para auxiliar os pequenos negócios

Uma fatia significativa dos empresários da indústria no Brasil ainda desconhece o programa federal de crédito destinado para negócios de pequeno e médio portes, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (30).

Segundo levantamento do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo) realizado pelo Instituto Datafolha, quatro em cada 10 empresários do setor afirmaram desconhecer o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), criado durante a pandemia e que está numa nova fase.

"40% nunca ouviram falar do Pronampe", diz o estudo, que revelou ainda que apenas 16% dos respondentes se sentem bem informados sobre o programa. O dado ilustra o desafio de irrigar com crédito os negócios de menor porte, responsáveis pela geração de mais de 70% dos empregos com carteira assinada no país em 12 meses até julho.

Criado em 2020 como uma linha emergencial para pequenos e médios negócios, o Pronampe atendeu num primeiro momento cerca de 750 mil empresas, com valor total de R$ 200 bilhões.

Publicidade

Na nova etapa iniciada em 25 de julho, os bancos envolvidos no programa já emprestaram R$ 20,3 bilhões em crédito para mais de 221 mil empresas do país, a maior parte desse montante por meio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Na pesquisa contratada pelo Simpi, 30% dos entrevistados de pequenas indústrias citaram a dificuldade de acesso a crédito como a principal dificuldade para abrir um negócio, superando com folga fatores como burocracia (16%) e impostos (3%).

O levantamento, feito entre julho e agosto, também apontou que 46% dos pequenos industriais revelaram terem tido capital de giro insuficiente para manter o negócio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.