Receio de imprevisto é o principal motivo para poupar dinheiro
Por outro lado, indicador mostra que apenas 19% conseguem economizar regularmente pensando na aposentadoria
Economia|Fernando Mellis, do R7
Em um país onde o salário médio da população gira em torno de R$ 2.000, guardar dinheiro todos os meses é um desafio que poucos conseguem cumprir. Dentre os que poupam, o principal motivo é se prevenir contra imprevistos.
Levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que entre os poupadores regulares, 45% reservam algum dinheiro pensando em algum tipo de emergência.
Por outro lado, os dados mostram que é pequeno o percentual de brasileiros que juntam dinheiro pensando na aposentadoria: apenas dois em cada dez.
Para 59% dos poupadores, a caderneta de poupança é a forma preferida na hora de guardar dinheiro. Os planos de previdência privada aparece com 10% das preferência, assim como fundos de investimento.
A sondagem revelou ainda que somente 16% dos brasileiros conseguiram poupar alguma quantia em agosto. O valor médio guardado foi de R$ 354. Os que menos conseguem fazer poupança são os mais pobres: 11% nas classes C e D. Entre os mais ricos (classes A e B), 37% revelaram juntar dinheiro mensalmente.