Economia Receita Federal alerta para ação do golpe do empréstimo

Receita Federal alerta para ação do golpe do empréstimo

Suspeitos enviam carta com dados bancários e informam que cidadão precisa pagar IOF para liberar valores de empréstimo na instituição

Golpe Receita Federal

Golpe é aplicado por carta de correio

Golpe é aplicado por carta de correio

Kevin David/A7 Press/Folhapress

A Receita Federal informou, nesta segunda-feira (21), que há uma nova modalidade de golpe utilizando o nome da instituição.

O golpe consiste na notificação/ cobrança de IOF, supostamente emitida pela Receita. Segundo o documento, a cobrança serviria para desbloqueio dos valores junto à Receita.

A carta é atribuída ao auditor-fiscal da instituição e tem dados bancários para depósitos, além de assinatura falsa. 

Os contribuintes que forem vítimas desse golpe podem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou enviar denúncia à Ouvidoria-Geral do  Ministério da Fazenda, pela internet, no site oficial

Como se proteger

A Receita alerta que não fornece dados bancários aos cidadãos para recolhimento de impostos. O IOF é recolhido exclusivamente pelo Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). 

A instituição também afirma que a pessoa deve ficar atenta a erros de português, informações confusas ou incorretas e informações desencontradas, características normalmente encontradas em golpes deste tipo. 

Os suspeitos de cometer o crime podem responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsa identidade, pelos danos causados à imagem da Instituição e do próprio servidor indevidamente envolvido.