Receita libera consulta a lote residual do Imposto de Renda; veja como fazer
Ao menos 120 mil contribuintes que saíram da malha fina e não possuem pendências com o órgão terão direito a restituição
Economia|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (24) a consulta ao lote residual do Imposto de Renda referente ao mês de março de 2025. Ao menos 120 mil contribuintes que saíram da malha fina e não possuem pendências com o órgão terão direito a restituição.
No total, serão pagos R$ 253,87 milhões para idosos, deficientes, contribuintes que maior fonte de renda seja o magistério e outros que não possuem prioridade legal.
O crédito será realizado no dia 31 de março.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar “consultar a restituição”, no site da Receita, na aba “Meu Imposto de Renda”. A página permite uma consulta sobre a situação da declaração, e caso alguma pendência for identificada, poderá ser modificada.
De acordo com a Receita, para que o contribuinte não tenha prejuízo, ele poderá reagendar o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino. Para isso, o serviço poderá ser feito pelo agente financeiro Banco do Brasil em até 1 ano da primeira tentativa de crédito.
Neste caso, poderá ser reagendado o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando pela Central de Relacionamento do banco. Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Caso o valor não seja resgatado no prazo de 1 ano, o contribuinte deverá solicitar o pagamento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Distribuição
• 3.163 restituições para idosos acima de 80 anos;
• 16.215 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
• 2.405 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
• 4.013 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
• 75.790 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
Calendário da restituição IR 2025
- 1º lote: 30 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 29 de agosto;
- 5º e último lote: 30 de setembro.