R100 Logo
Logo do PlayPlus

Reclamações se multiplicam na Black Friday brasileira

Nas primeiras 12 horas, foram mais de mil queixas de consumidores

Economia|Do R7

Reivindicações são sobre falsas promoções, dificuldades para concluir os pedidos ou prazos longos de espera
Reivindicações são sobre falsas promoções, dificuldades para concluir os pedidos ou prazos longos de espera

Mais de mil queixas de consumidores foram registradas nesta sexta-feira (29) somente nas primeiras 12 horas da edição brasileira do Black Friday, a tradicional temporada de descontos pré-Natal importada dos Estados Unidos, de acordo com o site "Reclame Aqui", especializado em defesa do consumidor.

As reivindicações dos compradores sobre falsas promoções, dificuldades para concluir os pedidos ou prazos alongados de entrega se multiplicaram em relação às de temporadas normais e marcaram um novo recorde, conforme as estatísticas divulgadas pelo site. Os próprios organizadores do Black Friday no Brasil escolheram a página da internet para centralizar as queixas e tentar superar a má imagem que a temporada de descontos deixou no ano passado.

Na edição de 2012 foram registradas cerca de oito mil queixas e nas redes sociais os consumidores se referiam ao evento como "Fraude Negra" e criaram o slogan "tudo pela metade do dobro", após acusar algumas empresas de aumentar os preços para oferecer descontos supostamente maiores.

Confira as promoções da Black Friday no R7


Até o meio-dia, o "Reclame Aqui" já tinha registrado mais de 1.100 queixas somente das dez empresas com mais reivindicações, número que já superava a média diária contra essas companhias ao longo do ano. Igualmente para superar a má imagem, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e o portal "Busca Descontos", organizador do evento no Brasil, criaram um código de ética, que precisava ser aceito pelas empresas que tivessem interesse em participar desta edição.

Leia mais notícias de Economia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.