Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Recurso contra condenação na OMC deve ser apresentado no começo de 2017, diz Serra

Ministro diz que Itamaraty está preparando a contra-argumentação para a decisão

Economia|Do R7

Serra apenas alertou que a apelação brasileira poderá ser derrotada
Serra apenas alertou que a apelação brasileira poderá ser derrotada

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse nesta sexta-feira (9) que o governo vai recorrer no começo do ano que vem — possivelmente entre janeiro e fevereiro — contra a condenação de incentivos a setores industriais na OMC (Organização Mundial do Comércio).

— Vamos defender os interesses do desenvolvimento e dos empregos no Brasil.

Segundo ele, o Itamaraty está, no momento, preparando a contra-argumentação da decisão dos juízes da OMC sobre os incentivos contestados por Japão e União Europeia.

Durante almoço oferecido na capital paulista pela Abinee, entidade que reúne empresas de informática, um dos setores afetados pela condenação da OMC, Serra reafirmou que o governo vai recorrer e arrastar a disputa por todo o ano que vem, quando vencem os estímulos, também condenados, concedidos a montadoras.


Leia mais notícias sobre Brasil e Política

O chanceler alertou, porém, aos empresários que a apelação brasileira pode ser derrotada. Nesse caso, prometeu encontrar uma alternativa.


— Vamos discutir com a sociedade e com o setor porque todos os países dão alguma forma de incentivo. Alguns a OMC proíbe, outros, não. 

China


Serra disse ainda a jornalistas que o governo brasileiro ainda estuda se vai reconhecer a China como uma economia de mercado.

— Ainda estamos analisando, sem decisão tomada (...) É um assunto bastante complexo.

O chanceler acrescentouque o Brasil também espera pelo posicionamento de outros países.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.