Logo R7.com
RecordPlus

Renda justifica desaceleração nos serviços, diz o IBGE

Economia|Do R7

  • Google News

O crescimento menor da renda dos trabalhadores explica desaceleração nos serviços prestados às famílias, segundo Roberto Saldanha, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Após a alta de 9% em agosto, os serviços prestados às famílias reduziram a alta para 7,7% em setembro ante setembro de 2013. "Serviços prestados às famílias dependem diretamente da renda dos trabalhadores assalariados. Mas o segmento tem peso pequeno (no total da Pesquisa Mensal de Serviços)", disse Saldanha.


O pesquisador do IBGE lembrou que o crescimento do rendimento médio real dos ocupados foi de 1,55% em setembro ante setembro de 2013, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego. Um ano antes, em setembro de 2013 ante setembro de 2012, essa alta no rendimento era de 2,2%.

"É um dos fatores que contribuem para que esse consumo de serviços prestados às famílias tenhaum crescimento menor este mês, junto com aumento da taxa de juros também", complementou Saldanha.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.