Logo R7.com
RecordPlus

Reuniões de agência de risco com equipe econômica começam nesta quarta

Presença de equipe da Moody's no País tem o objetivo de reavaliar a nota de risco do Brasil

Economia|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Nesta quarta, técnicos da Moody's serão recebidos por diretores do BC
Nesta quarta, técnicos da Moody's serão recebidos por diretores do BC

Em meio às discussões sobre a criação de uma banda de flutuação para a meta fiscal, a equipe da agência de classificação de risco Moody's terá reuniões com a equipe econômica a partir desta quarta-feira (15) dentro do processo anual de reavaliação da nota de risco de crédito soberano do Brasil.

Às vésperas da eleição presidencial do ano passado, a agência rebaixou de estável para negativa a perspectiva da nota do País, mas manteve o selo de "grau de investimento".


Já pela manhã, os técnicos da Moody's serão recebidos por diretores do BC (Banco Central). É possível que o presidente da instituição, Alexandre Tombini, também participe do encontro.

No Ministério da Fazenda, a reunião deve ser realizada na quinta-feira (16). Na pasta, o grupo desse tipo de empresa costuma conversar com técnicos da SPE (Secretaria de Política Econômica), Tesouro Nacional e Receita Federal. A equipe da Moody's também manterá diálogo com o ministro Joaquim Levy.


Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

O propósito desse tipo de encontro é obter informações atualizadas sobre a economia do País e averiguar os projetos futuros do governo. Um dos pontos mais observados pelas agências de classificação é o comprometimento com o superávit primário. A meta atual da equipe econômica é economizar R$ 66,3 bilhões, o que seria o equivalente a 1,13% do Produto Interno Bruto (PIB), mas já há discussões para flexibilizar essa meta ou até criar uma banda similar a que já existe no regime de metas de inflação.


Em março, a agência Fitch esteve em Brasília com o mesmo propósito. Além da Moody's, no ano passado, a Standard & Poors também movimentou a nota do Brasil. Estas são as três maiores empresas do setor no mundo.

R7 Play: Assista à Record onde e quando quiser

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.