Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ryanair se afasta de Airbus e planeja frota apenas com aeronaves da Boeing

AEREAS-RYANAIR-BOEING:Ryanair se afasta de Airbus e planeja frota apenas com aeronaves da Boeing

Economia|

Por Conor Humphries

DUBLIN (Reuters) - A Ryanair planeja voltar para uma frota totalmente de aeronaves da Boeing, cancelando leases de aeronaves Airbus A320 para sua subsidiária Lauda e provavelmente substituindo 30 jatos Airbus na companhia aérea austríaca por Boeing 737s, disse o presidente-executivo Michael O'Leary à Reuters.

A compra da Ryanair em 2018 da operadora da Airbus Lauda foi realizada como uma maneira de diversificar a frota do grupo de companhias aéreas de baixo orçamento, que até então tinha pilotado exclusivamente jatos Boeing e atualmente possui mais de 450 modelos 737s.

O'Leary, cujos planos de expansão foram limitados pela suspensão do 737 MAX da Boeing, disse em março do ano passado que estava conversando com a Airbus sobre um pedido de 100 A321s e que a Ryanair queria ter uma frota dupla da Boeing-Airbus.

Publicidade

Mas nesta terça-feira, O'Leary disse que atualmente vê as conversas com a Airbus como uma perda de tempo.

"Não iniciaremos conversas com a Airbus até que a Airbus queira iniciar conversas conosco", disse ele em entrevista.

Publicidade

"Até que eles precisem de um pedido do grupo Ryanair, francamente estamos perdendo nosso tempo conversando com a Airbus", acrescentou, sem dar detalhes.

Em vez disso, a Ryanair planejava "reduzir significativamente a escala da frota da Lauda", disse O'Leary, conhecido por sua capacidade de negociação.

Publicidade

"Temos aeronaves (Airbus) que devem ser entregues nos próximos 12 meses e cancelaremos quase todas essas entregas", que são de empresas de leasing, disse ele.

Supondo que as negociações com a Boeing sobre compensação por atrasos na entrega de 210 jatos MAX 737 - e em um possível novo pedido de aeronaves - sejam conforme planejadas, a Ryanair provavelmente substituirá os 30 jatos Airbus da Lauda pela Boeing, acrescentou.

"Enquanto pudermos alcançar um resultado aceitável com a Boeing, as encomendas da Boeing em vigor substituirão prontamente - acho que a Lauda terá uma frota de cerca de 30 aeronaves da Airbus - provavelmente substituiríamos a Airbus pela Boeing nos próximos dois anos."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.