Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba agora se você está no lote residual de restituição do IR 2023

Rodada de pagamentos contempla 354.509 contribuintes que enviaram sua declaração após o fim do prazo

Economia|Do R7


Lote residual será depositado no dia 31 de outubro
Lote residual será depositado no dia 31 de outubro

A Receita Federal liberou na manhã desta terça-feira (24) a consulta à lista de contemplados no primeiro lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023.

DESCUBRA AQUI SE VOCÊ ESTÁ NO LOTE RESIDUAL

O crédito bancário para 354.509 contribuintes que enviaram suas declarações finais após o término do prazo, devido a retificações ou outras correções do documento, será realizado na terça-feira da próxima semana (31), no valor total de R$ 643 milhões.

Do total de contribuintes, 60.544 são idosos, 6.491 são aqueles com alguma deficiência ou moléstia grave e 16.874 são pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério. Esses grupos têm prioridade no recebimento.

Publicidade

Há ainda 119.040 contribuintes que não têm prioridade legal, mas que receberam tratamento prioritário por utilizarem a declaração pré-preenchida ou por terem optado por receber a restituição via Pix. Outros 151.560 sem prioridade legal receberão os recursos.

Os lotes residuais de restituição são pagos após o término dos pagamentos regulares. O cronograma do Imposto de Renda deste ano já foi cumprido, com o pagamento do quinto e último lote realizado em setembro de 2023.

Publicidade

Consulta

Para saber se você já foi contemplado em algum dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2023, basta acessar a página da Receita na internet. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo do Fisco, disponível para Android e iOS.

Em todos os sistemas, o contribuinte descobre se a sua restituição foi liberada, se continua sendo processada ou se existem pendências. Nesse último caso, as correções podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Após o depósito, o dinheiro ficará disponível no banco durante o período de um ano. Se o contribuinte não fizer o saque no prazo, deverá solicitar o montante por meio do formulário eletrônico Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte poderá comparecer a qualquer agência do BB ou ligar para a central de atendimento, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.